17/04/2016

1º Resenha: Tempo Seco






Livro: Tempo Seco
Autora: Clara Arreguy
Editora: Geração Editorial
Número de Páginas: 128
Ano da edição: 2009




       Sinopse: Num táxi, uma narradora-ouvinte colecionava histórias, lembra e conversa. Em pauta, a política. Lula disputa a reeleição. A cidade e seu clima, a cidade seus temas, a cidade e o poder. Entre uma narrativa e outra, saudades do mar, das montanhas. A paisagem ameaça e reconforta. Política, amor, violência - memórias do passado e do que estar por vir, ainda a ser inventado. Entre uma corrida e outra no táxi, encontros e desencontros entre personagens que existem ou que simplesmente foram sonhados.


       Em Tempo seco, Clara Arreguy ambienta na capital do país o mosaico de histórias reinventadas por uma jornalista a partir do diálogo com seus novos amigos. Crônica do presente, ligeira, do tamanho de uma corrida de táxi. Mão dupla pelas ruas da cidade.





       Resenha: O livro Tempo Seco, da jornalista Clara Arreguy, é um romance de ficção com flashes do cotidiano, intermediado pelas histórias de taxistas, bons homens, gente que vive em Brasília e espera, sempre, por uma nova vida. Política, traição, violência e amizade, num só lugar.


      Conta sobre uma mulher chamada Miriam onde se mudou para Brasília com 40 anos e sem filhos afim de começar uma nova etapa em sua vida sem desilusões amorosas, petista, sem ter carro e com o transito caótico de Brasília, Miriam se desloca apenas de táxi, ficando muito conhecida entre os taxistas e criando laços de amizades fieis. O assunto em pauta na capital é apolítica atual é o período de campanha para reeleição do presidente Lula, a jornalista adorar comentar a politica com seus amigos taxista petistas e também os que não são.

       Os taxistas que ela sempre fala são o Sr. Rodrigues, Sr. João, Sr. Bené, Sr. Wilson, Sr. Vavá e Sr. Nelsinho, mas o que ela conta com maior frequência é do Sr. Rodrigues ou melhor falando o Nonato. 

       Nonato nasceu em João Pessoa e tinha um irmão gêmeo mas que infelizmente veio a falecer, mas, tinha um irmão mais velho que era apenas irmão pelo lado de seu pai, seu irmão se chamava Miro que lhe ensinou tudo sobre política e era um militante. Conversaram sobre épocas de política, vida familiar, trabalho e amorosa de Nonato, com um final de decepção e tragédia.

       Uma história sem muita ação, bem calma, mas que te deixa preso pelos fatos que estão acontecendo. Envolver política e amor foi algo bem diferente então decidir me aventurar nessa história.


Nenhum comentário:

Postar um comentário